sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Broto de Trigo




Alimento rico em vitaminas E e complexo B, óleos essências, acido glutâminico, aminoácidos e sais minerais; é considerado útil contra a esterilidade e os distúrbios  da menopausa, tais como tensão mental e insônia; previne doenças cardiovasculares, rejuvenescendo  os vasos sanguíneos e diminuindo a tensão arterial. Pode ser consumido ao natural acrescentados à saladas, pratos quentes, sucos, frutas, Paes e outros.
Dica importante, muitos consomem o germe de trigo, parte retirada do grão quando se produz farinha, porém, este produto oxida e comumente forma fungos. Por esta razão, se não souber a procedência e condições de armazenamento, prefira consumir o grão integral germinado ao germe de trigo empacotados.


Informações complementares:
 “Bestchart-1988, afirma que um outro caminho para elevar o valor nutricional da farinha de trigo é através  da germinação, que é possivelmente, um dos processos mais antigos, simples e econômicos para melhorar o valor nutricional de cereais e leguminosas. Os brotos de vários cereais são usados há muitos séculos em alimentos tradicionais do Oriente e vem se tornando cada vez mais populares no mundo Ocidental (Kumar & Chauham, 1993). Estudos dos benefícios do trigo germinado para a saúde humana (baixando o colesterol plasmático - LDL-colesterol - em pacientes com hipercolesterolemia e atuando na função imune pela redução da resposta inflamatória), e seu uso no desenvolvimento de suplementos alimentares e produtos nutracêuticos vem sendo realizados na Universidade de Alberta, no Canadá. Sugerem também que o trigo germinado possa se tornar um importante ingrediente em gomas de mascar e em outros alimentos (Basu, 1997).
“Estudos publicados por Embrapa- Trigo- Documentos online 74
Trigo: germinação e posterior extrusão para obtenção de farinha integral extrusada de trigo germinado
Martha Z. de Miranda1




Nenhum comentário:

Postar um comentário